Olá, Sinta-se a vontade na Classe A Flex!

Quando pensar em montar ou atualizar seu escritório, é preciso pensar em móveis específicos para cada funcionalidade. Um dos móveis mais importantes no ambiente de trabalho, sem dúvidas, é a cadeira. É nela que se passa a maior parte do tempo quando se está trabalhando no escritório.

As cadeiras apresentam diversos estilos, para cada função e ambiente. É importante ter o modelo ideal para atender as necessidades do usuário. Para te ajudar, apresentaremos as cadeiras da linha Icon. Uma linha completa para você descobrir qual se encaixa melhor em suas demandas. Confira.

 

CADEIRA GIRATÓRIA PRESIDENTE E CADEIRA GIRATÓRIA DIRETOR

Basicamente a diferença entre os dois modelos está no acessório chamado encosto de cabeça. Esse acessório, como o nome mesmo já diz, tem a função prática de servir de apoio para cabeça. Está associado principalmente as funções de inclinação do encosto para o momento de relaxamento. O encosto de cabeça possui ajuste de altura, que é apropriado para pessoas mais altas e também possui ajuste de inclinação, que torna mais confortável o movimento da cabeça em contato com este acessório. A diferença entre o modelo de cadeira giratória presidente e cadeira giratória diretor é que o modelo presidente possui encosto de cabeça e o modelo diretor não possui.

 


Mecanismos
O mecanismo de uma cadeira é a peça responsável pelos ajustes do assento e encosto. Os ajustes fundamentais da cadeira estão associados ao mecanismo e dependendo do modelo, é possível ter mais ajustes associados, o que eleva o grau de conforto e até comodidade na hora aplicar as regulagens. As cadeiras giratórias da linha Icon possuem duas possibilidades de mecanismo em suas configurações, são eles:



Mecanismo sincronizado
É um mecanismo bastante completo e permite diversas possibilidades de ajustes para melhor conforto do usuário. Possui as seguintes funções:


– Ajuste de altura do assento ao chão: Esse ajuste é comum em basicamente todas as cadeiras giratórias. Essa função tem o propósito de regular a altura para as dimensões do corpo do usuário no que diz respeito a altura. O ideal é que os joelhos estejam flexionados em um ângulo de 90 graus em relação ao quadril e os pés totalmente apoiados no chão. Como os biótipos são diferentes, a altura precisa ser ajustada também. O manípulo que dá acesso a essa função está posicionado abaixo do assento ao lado direito, (levando em conta a posição do usuário sentado)


– Ajuste de inclinação do encosto: A função deste ajuste é proporcionar maior conforto e relaxamento ao usuário. Sabemos que a rotina de trabalho e horas sentado na mesma posição pode se algo cansativo. Reclinar para relaxar um pouco, ler um livro, ou apenas descansar  alguns minutos pode permitir revigorar as energias para retornar à atividade anterior com mais foco. Esse ajuste funciona da seguinte forma. Em sua posição normal, o encosto fica travado na posição de 90% em relação ao assento. Movimentando o manípulo posicionado abaixo do assento do lado esquerdo (levando em conta a posição do usuário sentado) o travamento do encosto é liberado. Com isso o encosto fica sincronizado com o movimento de inclinação das costas do usuário. Desta forma com o peso do próprio corpo o usuário consegue inclinar o encosto da forma que for mais confortável e pode travá-lo nessa posição ou em qualquer posição no percurso da inclinação do encosto. O mecanismo sincronizado também possui outra função que serve para proteger o corpo do usuário. Essa função se chama ação anti impacto e é uma garantia de que o encosto não vai ser projetado contra as costas do usuário, caso ele esteja inclinado e acidentalmente o ajuste seja liberado. Desta forma, ele só é de fato destravado quando novamente o peso do usuário aciona o encosto, garantindo total segurança. 


– Ajuste de tensão do movimento de inclinação: O ajuste de inclinação do encosto, que foi tratado no tópico anterior, é acionado por um sistema de molas, fazendo que o movimento seja mais macio ou mais rígido, de acordo com uma regulagem. Esse ajuste existe por conta da diferença de biótipos e pesos dos usuários. Uma pessoa com mais peso pode movimentar o encosto mais facilmente, então tem a possibilidade de ajustar mais a rigidez, o que deixa o movimento muito mais confortável. O mesmo se aplica a uma pessoa mais leve, se o ajuste estiver muito rígido ela vai ter mais dificuldade e esse movimento será desconfortável. Então o ajuste de tensão do movimento de inclinação pode ser acionado para “personalizar” esse movimento de acordo com cada corpo. O manípulo que dá acesso a essa função esta posicionado abaixo do assento e centralizado, disposto um pouco mais para frente. Esse manípulo tem o formato cilíndrico, produzido em termoplástico e funciona de forma que o giro no sentido horário aumenta da rigidez do movimento e no anti horário diminui a rigidez.

 

Mecanismo Relax
O Mecanismo relax é um modelo alternativo de mecanismo, com um custo mais acessível que o sincronizado. Ele possui menos funções, mas ainda assim oferece muito conforto. Possui as seguintes funções:

 

– Ajuste de altura do assento ao chão: O ajuste de altura possui a mesma finalidade que foi apresentada no modelo sincronizado, sem apresentar nenhuma diferença, movida por um pistão a gás.



– Ajuste de inclinação do encosto: Assim como o mecanismo sincronizado, o mecanismo relax também apresenta a possibilidade de inclinação do encosto, sendo que de uma maneira um pouco diferente. No mecanismo relax o encosto não se articula separadamente do assento ou a inclinação é deslocada do eixo da cadeira, assim como acontece no mecanismo sincronizado. O que ocorre na verdade é que o assento e o encosto são inclinados de forma agrupada. Outra diferença é que a inclinação não tem travamento no percurso da inclinação, como acontece no mecanismo sincronizado. O travamento acontece apenas no ângulo de 90 graus, e quando o movimento de inclinação está liberado, o acionamento acontece com o peso do corpo do usuário. Por não possuir travamento no percurso da inclinação este mecanismo não tem a função anti impacto como o mecanismo sincronizado.

 

– Ajuste de tensão do movimento de inclinação: No mecanismo relax, esse ajuste acontece da mesma maneira que no mecanismo sincronizado.

 

Braços
Os braços das cadeiras presidente e diretor giratórias possuem 3 tipos de movimentos para melhor acomodação:

Ajuste de altura do apoia braço: Com os diferentes biótipos e alturas, é necessário permitir que o braço da cadeira ofereça essa regulagem para que possa existir um apoio do membro do usuário, causando menos tensão no ombro e costas.

Ajuste de angulação do apoia braço: Esse ajuste existe para dar suporte a pequenos movimentos que o usuário tente a fazer e garantir que o corpo continue devidamente apoiado.

Profundidade do apoia braço: Também está associado com conforto e diferença no biótipo




Acabamentos
As cadeiras giratórias da linha Icon possuem 3 tipos de acabamentos diferentes. Quando falamos de acabamentos estamos nos referindo aos tipos de materiais utilizados na confecção das suas peças. No caso da Linha Icon, a alteração acontece de fato na base. Abaixo segue um resumo sobre os materiais utilizados e um panorama sobre sua utilização na composição da cadeira.


Alumínio: Os modelos CICPGAL, diretor e CICDGAL presidente possuem base em alumínio polido. O Visual do alumínio associado ao formato piramidal transmite sofisticação no cabeamento do produto. Possui resistência moderada a intempéries, sendo uma boa opção para lugares próximos a exposição de maresia ou com umidade do ar mais elevada. 

Termoplástico: Toda a estrutura da cadeira de uma forma geral contem termoplástico. Como na estrutura de moldura do encosto, acabamento dos manípulos, peças do encosto de cabeça, braços, etc. Entretanto, um dos tipos de acabamento de base é em Nylon, um tipo de termoplástico. Nessa composição a cadeira fica com o visual todo da estrutura em preto, como podemos ver nos modelos ICNPGPT e CICDGPT.



Cromado
Um acabamento intermediário, no que diz respeito ao custo é o cromo. O cromo é um acabamento que chama bastante atenção por conta do brilho intenso. A construção da base cromada é diferente do modelo em alumínio, pois não é piramidal, devido ao método de fabricação.  O Comado tem menos resistência a intempéries e menos resistência mecânica e a abrasividade, mas continua sendo uma excelente opção para agregar ao visual do produto. Os modelos ICNPGAL e ICNDGCR possuem esse tipo de acabamento.



CADEIRA ICON FIXA
A cadeira Icon Fixa é um produto que serve de composição para a linha de cadeiras Giratórias Icon. Podem ser utilizadas para posição de interlocutor e atendimento. Possui espaldar secretária e base fixa contínua. Seu acabamento pode ser cromado ou em pintura eletrostática preta.

 

 

POR QUE ESCOLHER CADEIRAS AJUSTÁVEIS?

O principal ponto de atenção das cadeiras ajustáveis é a Ergonomia. Existe uma norma específica que trata sobre isso, a Norma Regulamentadora 17Ela fala a respeito de condições que assegurem a saúde e conforto do usuário.

Nessa circunstância, as cadeiras apresentam muita relevância. Elas precisam oferecer conforto e ao mesmo tempo possibilitar uma postura correta. Veja como os ajustes nesse item contribuem com sua funcionalidade.

Altura do assento: é preciso essa regulagem, pois assim pessoas de diferentes biótipos podem usar a cadeira. A cadeira deve permitir que o usuário mantenha os joelhos flexionados em 90º graus e os pés completamente apoiados no chão.

Regulagem de encosto: essa característica oferece um apoio lombar mais completo, que mantém a coluna reta durante o uso de computadores, por exemplo. Já na hora da pausa, pode oferecer um relaxamento devido a inclinação.

Apoio para braços: permite relaxar pescoço e ombros. A regulagem de altura deve possibilitar que os antebraços fiquem a 90º graus com relação aos braços e ombros, quando apoiados.

 

VANTAGENS DA CADEIRA AJUSTÁVEL

As cadeiras da linha Icon oferecem um grande potencial ergonômico. Isso aumenta o desempenho e produtividade dos profissionais. Com isso os resultados da empresa são ainda mais animadores.

Cadeiras ergonômicas costumam ser esteticamente mais atraentes e geram ainda vantagens para seu corpo.

  • Postura correta
  • Ombros eretos
  • Braços fechados ao longo do corpo
  • Cotovelos em 90º graus
  • Punhos retos

As cadeiras que apresentam essas características são grandes ferramentas para se ter em seu escritório. Se forem giratórias e apresentarem rodízios, como os modelos PRESIDENTE e DIRETOR, facilitam ainda mais a vida do usuário.

Quando você opta por um modelo ajustável, os benefícios vão além. Ele permite que a cadeira se ajuste e suporte o peso do usuário, o que facilita as constantes mudanças de postura ao longo do dia.

Tenha sempre em mente que os móveis corporativos contribuem diretamente com a preservação da saúde de seus colaboradores. E isso é responsabilidade sua. Por esse motivo, opte sempre por móveis que possam cumprir suas funções e trazer ainda mais benefícios para seu negócio.

 

 

Classe A Flex Moves para Escritório